domingo, 23 de junho de 2013

Sequência didática: “Pausa”, de Moacyr Scliar. - Profª Valéria C. da Silva


Sequência didática: Pausa”, de Moacyr Scliar.

1-Público-alvo: 9ºano

Duração: 6 a 8 aulas.

2-Objetivos: Reconhecer e ler textos da tipologia narrativa contos e crônicas, contemplando as estratégias de leitura, segundo Roxane Rojo.

3- Ativação de conhecimento de mundo e localização e/ou cópia de informações e definições de finalidades e metas da atividade de leitura:
De acordo com Rojo , o leitor está constantemente buscando e localizando informações relevantes, para armazená-la, portanto, neste momento o aluno começará buscar referências para o estudo proposto. Fará uma pesquisa, coletando informações a respeito da temática abordada.
Após a pesquisa, haverá a socialização, na qual, os alunos farão comentários sobre as notícias que trouxeram.
Ainda de acordo com as estratégias de Rojo: “o professor, aproveitará o momento em questão, para ativar os conhecimentos de mundo dos alunos, preparando-os para a leitura- o professor fará provocações sobre as situações do cotidiano: atitudes estranhas, reações animalescas, fuga da realidade, etc.
Sendo a literatura, a representação das atitudes humanas  em todas as suas dimensões, o professor neste momento, definirá as finalidades e metas da atividade de leitura, demonstrando aos alunos a diferença de crônica e conto, dando ênfase na semelhança dos gêneros e como se aproximam da vida real(fazer a relação com as notícias).”

4- Checagem de hipóteses, comparações de informações, produção de inferências.
Será apresentado aos alunos, o conto PAUSA (sem revelar seu gênero) e a primeira indagação a ser feita pode ser a respeito da fuga constante do personagem principal. Espera-se que o aluno levante hipóteses do que foi proposto na pergunta e revele o que entendeu das propriedades do texto: se é um conto ou uma crônica. Após as respostas dos alunos, o professor explicará que se trata de um conto, enfatizando as características que são próprias deste gênero.
Para fixar a compreensão do texto, serão propostas algumas questões que trabalharão a interpretação no tocante a generalização das inferências:

1-          Escreva passagens do texto que comprovem o cansaço constante da personagem principal.

2-          Busca no dicionário com as palavras desconhecidas dos contos (este trabalho pode ser feito em duplas)

3-      Uma personagem que ganha destaque no início da narrativa é a mulher de Samuel. Em sua opinião de que forma ela contribui para a “pausa” dele?

5-Entendendo a intertextualidade:
Interessante, apresentar nesta etapa de forma resumida, a vida do autor, a influência que tem seus textos no mundo literário.
No laboratório de informática ou em casa, os alunos farão uma pesquisa sobre músicas que remetem a esse tema do cotidiano e trarão para a sala de aula, para a socialização.


6- A avaliação se dará de forma contínua, no cumprimento dos prazos, na busca de informações, na participação nas diversas atividades em sala de aula, e por último, na comparação da música escolhida com o texto em questão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário